_Apresentacao-2.pptx
domingo, 5 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
SER DIFERENTE ...
… é algo que a loucura desconhece, a humanidade não aceita e o mundo rejeita.
Ser diferente é tão normal quanto beber um copo de água, aprender a conviver com as pessoas ao seu redor é educação, ignorar as pessoas é ignorância.
A ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Arte contribui para a felicidade do ser humano, em qualquer de linguagem artística. Através dela aprendemos um pouco e analisar o que o artista quis ou quer expressar. Observa-se ainda que o desenvolvimento através do exercício da imaginação, da auto-expressão, da descoberta e da criação e recupera uma das funções deste ensino, ou seja, a de possibilitar um espaço para novas experiências perceptivas, propiciadas por uma diversidade de valores, sentidos e intenções. Conforme argumenta Barbosa (1991, p.4), Arte não é apenas básica, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário, e é conteúdo. Como conteúdo, a arte representa o melhor trabalho do ser humano, por isto, é a disciplina que entendo ter mais condição de oferecer ao educando formas de se expressar, interagir,socializar, aprender e se ajustar ou adequar ao aluno com NEE,principalmente como citou Lima que fala da adequação da Educação física seja quaisquer esta deficiência. Entender e estimular o ensino da arte nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo, produtor de um conhecimento novo, revelador, que aponta para a transformação.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
domingo, 28 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
FAM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE E MIDIA
A idéia do Festival é estimular o intercâmbio entre artistas multimídia, a criação aberta e coletiva, além de criar espaços interativos para as pessoas que normalmente não vivenciam essas expressões em seu cotidiano. A programação em seus diversos formatos envolverá trabalhos relacionados a Comunidades Virtuais, Vida Digital, Arte para Web e Celular, Nano Art, Bioarte, Game Art, Art-Hacker, Performance em Telepresença, Realidade Virtual e Aumentada, Mídias Locativas, Música Eletrônica, Vídeoarte, Política Cultural para a Arte Digital, Software e Hardware Livres. Multiplicidade e interação são as palavras-chaves.
PLANO DE AÇÃO
NINHO DE GUAXO
INTRODUÇÃO
O Parque da Matinha fica próximo a minha casa, é um parque bem arborizado, é um lugar de se divertir, namorar, passear, conversar com os amigos, brincar, jogar bola, fazer caminhada e até de fazer arte.
É neste parque que vou desenvolver um projeto em artes visuais a partir da idéia de cidade educativa. Pretendo realizar uma oficina de arte efêmera com as pessoas que faz caminhada no parque, e todo o projeto será fotografado e filmado.
Diferente da arte permanente, as artes efêmeras sejam através de performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não perene fisicamente ou em demais considerações. A arte pública, transformada pela ação do tempo, assim como o grafite, os religiosos tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, trabalhos feitos com folhas, sementes, flores são alguns exemplos de arte efêmera. Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva, uma substância ou presença artística que se esvai.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao grupo de pessoas que fazem caminhada a oportunidade de participar no parque de uma oficina de arte efêmera. Buscar sensibilizar e conscientizar as pessoas que arte pode ser trabalhada e criada em diversos locais. Além disso, desmitificar o trabalho do artista, comumente relacionado somente à inspiração.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mostrar para cada participante que a arte efêmera e sua discussão estão intimamente relacionadas com a contemporaneidade, com o mundo em que vivemos. Que na década de 60, os artistas começaram a executar trabalhos em espaços públicos, na cidade e no campo, provocando uma intervenção na paisagem ou no meio ambiente.
- Mostrar trabalhos e falar sobre a arte efêmera dos artistas Andy Goldsworthy e Mirtes Pergore
- Promover um diálogo (discussão) com o grupo sobre a arte efêmera
- Ouvir cada participante, sua opinião sobre a oficina, sobre a arte.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Ninho de Guaxo surgiu a partir das minhas caminhadas pela cidade a procura de uma porta de entrada, foi nesta procura do estranho que me vi tecendo o ninho de guaxo e agora através da realização de uma ação para continuar a construção do ninho escolhi um parque como lugar para desenvolver uma oficina de arte efêmera, que é uma arte relacionada com a natureza. Com a etnografia realizada no parque, pude perceber a grande variedade da flora existente, e a riqueza de materiais para realizar esta oficina, que é uma arte bem presente no nosso cotidiano, mas às vezes nos passa despercebida.
A arte pode tornar as pessoas sensíveis à cultura e ao próximo, fazendo-as capaz de perceber seu lugar e importância no meio em que vive e apreciar valores diferentes nas pequenas coisas. Por isso optei em realizar no parque esta oficina que será uma ação educativa para despertar nas pessoas que fazem caminhadas no parque um novo olhar para a natureza e sua relação com esta e perceber o que esta a sua volta de maneira diferente.
CRONOGRAMA
- Inicialmente será apresentada a definição de Arte Efêmera , quando surgiu, artistas e obras.
- Cada participante poderá esclarecer suas dúvidas sobre o trabalho a ser realizado.
- Utilizaremos materiais naturais encontrados no parque, como folhas secas e verdes, cascas de arvores, sementes, casca de frutas, flores, etc. E outros materiais como pedras, cascalhos, serragens, conchas entre outros.
- Cada participante fará sua obra
- Participantes: Madalena, Valéria, Dª Neuza, Francisca, Amélia, Danilo, Mariana, Ana Carolina e Heliana. A Madalena me disse que já fez um curso de arte efêmera, e que produziu um trabalho com flores secas prensadas no vidro e emoldurou com bambu.
- O tempo previsto é cerca de 3 horas ou o tempo necessário para a conclusão do trabalho.
- No final cada participante falará sobre como foi realizar o trabalho.
-A oficina será filmada, fotografada e apresentada no blog, e se realizará no dia 15/11/2010.
- Geralmente a Arte Efêmera é feita no mesmo local de coleta dos materiais e logo depois de considerado pronto, ele é fotografado, pois é a única forma de ter um registro, já que com o primeiro vento, chuva ou pisada de alguém, ele será destruído. É, portanto um trabalho sustentável, ecológico, natural, e único!
- Será feita uma exposição no parque.
METODOLOGIA
- Durante a oficina os participantes terão fotos dos trabalhos dos artistas Andy Goldsworthy e Mirtes Pergore.
- Além dos materiais coletados na mata, levarei outros materiais para incentivá-los como pedras, conchas, bolas coloridas, madeira.
- Cada participante será livre para escolher um tema dentro das obras dos artistas citados.
AVALIAÇÃO
Cada participante avaliará o seu próprio desempenho na criação da proposta, relatando sua experiência os pontos positivos e negativos, o que acrescentou em relação à arte, qual foi seu aprendizado, o que eles sentirem vontade de partilhar e será registrado na filmagem.
Bibliografia
WWW.clubedaeducação.com.br/.../art-efemera.html
Professores autores Dra. Leda Maria de Barros Guimarães e Prof.Dr.Ronaldo Alexandre de Oliveira Estagio Supervisionado 3: Licenciatura em Artes Visuais:módulo 7/Universidade Federal de Goiás.Faculdade Artes Visuais.Goiânia.Editora UFG.
Professor autor Msc. Paulo Veiga Jordão – Ateliê de Poéticas Visuais Contemporâneas: Unidade 3: Licenciatura em Artes Visuais: módulo 7/Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Goiânia. Editora UFG.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
domingo, 3 de outubro de 2010
ETNOGRAFIA
Minha porta de entrada é um parque, que durante a semana as pessoas freqüentam para fazer caminhada e aos sábados e domingo é um parque de diversão, pois possui vários brinquedos, quadras esportivas,é muito arborizado, é um lugar gostoso de ficar, passear, ler,namorar , conversar e descansar. Conversei com o Sr.Peixoto gerente do parque, se poderia fazer uma oficina de arte no parque, expliquei que seria uma aula de arte efêmera para as pessoas que fazem caminhadas no parque, ele concordou,perguntei também se no parque tem alguma ação pedagogica ele disse que não, é so mesmo utilizado como parque. Conversei com a Madalena que estava caminhando com a Francisca , convidei elas para participarem da oficina elas aceitarão participar e a Madalena até me disse que já realizou alguns trabalhos de arte efêmera num curso que fez na igreja.Falei também com a Valéria, Mariana,Ana Carolina,Amélia, Danilo, e convidei eles para participar da oficina de arte, fiquei de ligar para eles, marcar o dia e a hora.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
POÉTICA
Poética da Minha Porta... Parque que te quero bem!
Lugar de muitos lugares...
Lugar de diversão, de jogar bola, de reflexões...
Lugar de diversão, de jogar bola, de reflexões...
Lugar de passear de mãos dadas, ou apenas lugar de não se fazer nada!
É até lugar de fazer Arte!
Lá encontramos jovens, crianças, adultos e idosos.
Crianças brincando na roda gigante, que gira, gira subindo e descendo sem parar,
Tem o carrossel com seus cavalinhos que roda, roda bem ligeirinho...
Tem balanço, tem minhocão, tem bate-bate, tem parquinho, Afinal!
É até lugar de fazer Arte!
Lá encontramos jovens, crianças, adultos e idosos.
Crianças brincando na roda gigante, que gira, gira subindo e descendo sem parar,
Tem o carrossel com seus cavalinhos que roda, roda bem ligeirinho...
Tem balanço, tem minhocão, tem bate-bate, tem parquinho, Afinal!
Tem de tudo um pouquinho!.
Jovens enamorados que grava nos troncos das árvores o nome da amada...
Tem gente de toda idade,fazendo caminhada, tem idosos solitários que apenas ficam olhando as pessoas passando,conversando, rindo e brincando...
Parque de muitos fazeres, de puros ares, de muitos lugares!!
Parque que te quero bem!
Jovens enamorados que grava nos troncos das árvores o nome da amada...
Tem gente de toda idade,fazendo caminhada, tem idosos solitários que apenas ficam olhando as pessoas passando,conversando, rindo e brincando...
Parque de muitos fazeres, de puros ares, de muitos lugares!!
Parque que te quero bem!
sábado, 18 de setembro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)












































